Andrey Lima foi o destaque da rodada na Granja Viana

Uma vitória e um 3º lugar na Granja levaram o piloto da RBR à liderança do campeonato.

Andrey Lima: dois troféus, liderança do campeonato e o direito a 4 sessões de treinos na academia Fitness Racing.

O fim de semana no Kartódromo Granja Viana foi perfeito para o piloto da RBR. Andrey Lima assumiu a liderança do campeonato após chegar em 3º lugar numa bateria e vencer outra. Um total de 60 pilotos disputou a rodada dupla válida pela 3ª e 4ª etapa do 1º turno da Copa RNK na noite de sábado (12) na pista de Cotia, região metropolitana de São Paulo.

Cada uma das quatro baterias teve 30 karts garantindo pegas emocionantes graças ao elogiável equilíbrio das máquinas e dos pilotos. No final da jornada, a satisfação com a prova, independentemente dos resultados obtidos, era visível entre a maior parte do grupo.

 

1º GP Granja Viana – Série B

Marquiano Okopny: mais um piloto a estrear com vitória na Copa RNK.

Na primeira bateria da noite, três estreantes na RNK foram ao pódio. Radicado em São Paulo e conhecedor dos “atalhos” da Granja Viana, Marquiano Okopny marcou a pole e venceu depois de dura batalha contra Everton Tonel, o segundo colocado e detentor da melhor volta. Correndo no “quintal de casa”, Bird Clemente Jr. – hoje morando em Curitiba – foi o terceiro depois de superar Fabio Mathoso – outro estreante na RNK. Largando apenas em 12º, Nito Ramirez escalou o pelotão para chegar em 5º. “Mais algumas voltas e eu chegaria no Mathoso”, lamentou o piloto do 34 Team.

Quem mais lamentou, entretanto, foi Chico Johnscher. Saindo na 3ª fila, o piloto da Johnscher Racing perdeu várias posições na largada e acabou apenas em 11º. “Fui conservador na largada pra evitar enroscos, mas acabei ficando na linha errada e meio mundo me passou”, explicou.

Guilherme Medeiros, Karina Cardoso, Claudio Ferreira, Alberi Carvalho e Paulo Taylor completaram os dez primeiros e garantiram o acesso à série A para a etapa seguinte.

 

1º GP Granja Viana – Série A

Na Granja Viana, Luizinho Brambila voltou a vencer na RNK.

Na bateria principal, Luizinho Brambila sobrou na pista e venceu com tranquilidade depois de sair na pole e marcar a melhor volta da prova. Daí para trás, porém, as disputas foram insanas e as colocações só se definiram na última volta. Andrey Lima resistiu o quanto pôde, mas acabou cedendo o 2º lugar para Jackson Gonçalves.

Samurai Sam ficou fora da briga depois de rodar, e as emoções maiores ficaram por conta das brigas do 4º lugar para trás, com trocas de posições constantes a cada volta. Menos de cinco segundos separaram o 4º colocado, Kevin Bettio, do 11º, Eugênio Westphalen. Tido Olmedo completou o pódio em 5º, meio segundo à frente de Nabor Patzsch, que cruzou a linha lado a lado com Marcelo Saito. Logo atrás, Eduardo Johnscher ainda tentou a ultrapassagem sobre Everson Calaes, perdendo por insignificantes 47 milésimos. Bruno Rocha foi o 10º.

 

2º GP Granja Viana – Série B

Marcelo Tirisco no topo do pódio.

Diferente das baterias anteriores – disputadas no traçado 136, uma variação do traçado convencional – as baterias da segunda prova se desenvolveram no traçado 119, com maior grau de dificuldade e desconhecido da maioria dos pilotos. E o que se viu foi um festival de rodadas logo nas duas primeira curvas após a largada.

Vantagem para quem conseguiu se livrar da confusão e se manter calmo quando uma fina chuva caiu sobre a pista nas últimas voltas. Marcelo Tirisco conduziu com segurança para a vitória depois de largar na segunda fila. Kleber Borges foi o 2º e Elvira Cilka chegou em 3º depois de largar na pole e marcar a melhor volta da bateria.

A briga mais emocionante, contudo, foi pelo 4º lugar, entre Kelvin Axel, Marcelo Rosa, Carlos Feijão, Fernando Celso e Anderson Miotto. Marcelo tinha tudo para ir ao pódio, mas acabou tirando o pé numa bandeira azul dada a um retardatário e terminou em 8º.

Rafael Vianna foi o 9º numa brilhante recuperação depois de largar atrás e rodar, e Chico Johnscher escalou o pelotão subindo de P24 no grid para a 10ª posição.

 

2º GP Granja Viana – Série A

Andrey Lima puxa a fila para vencer a bateria mais forte da noite no Kartódromo Granja Viana.

A última bateria da noite foi a que apresentou a melhor disputa pela vitória. Apesar de largar na pole e vencer, Andrey Lima não teve a vida fácil. Kevin Bettio e Samurai Sam chegaram a ocupar a liderança, e Samurai não desistiu da ponta até a bandeirada. Meros 55 milésimos separaram os dois japas na bandeirada. Albery Carvalho foi o 4º e Nabor Patzsch completou o pódio.

De forma parecida com o que já havia ocorrido na prova anterior, menos de dois segundos separaram o o 5º colocado e o 10º, Tido Olmedo. Entre eles, Marquiano Okopny, Lipe Carneiro, Luiz Brambila e Jackson Gonçalves.

 

Campeonato

Elvira Cilka assumiu a liderança na disputa pelo troféu feminino e vai largar na série A em Joinville.

Já descartada a pior pontuação de cada piloto, Andrey Lima lidera a temporada com 72 pontos, seguido de seu companheiro de RBR Samurai Sam, com 69. Jackson Gonçalves é o 3º com 67 e, na sequência, aparecem Luizinho Brambila (64), Kevin Bettio (64), Nabor Patzsch (63), Tido Olmedo (62), Marcelo Tirisco (62), Felipe Carneiro (58) e Bruno Rocha (56) completando os dez primeiros. Elvira Cilka, 16ª na geral, assumiu a liderança entre as mulheres, com 52 pontos.

Entre as equipes, a liderança agora é da RBR, com 145 pontos. O Fast Lap Racing Team vem na 2ª posição com 122 e o 34 Team 1 é o 3º com 117.

A definição do 1º turno da Copa RNK será em Joinville, dia 23 de junho.

 

Nota negativa

 

A única mancha na etapa ficou por conta do procedimento de pesagem após a prova. Nada menos do que 18 pilotos – praticamente um terço do grid – não passou pela balança ou não aguardou a conferência dos lastros em seus karts. A Organização houve por bem não punir ninguém, mas garantiu que será rigorosa em relação a esse item do regulamento na próxima rodada, em Joinville. “É responsabilidade do piloto e se alguém não pesar porque não levaram pela mãozinha, vai ser punido”, avisou Daniel Silva, piloto e integrante do Conselho da RNK.