Chuva, equilíbrio e disputas acirradíssimas marcam GP dos Ingleses

Como em 2017, rodada dupla no Kartódromo dos Ingleses foi na chuva. RNK ainda não viu a cor do céu em Floripa.

Chuva não foi obstáculo para Luizinho Brambila, que venceu duas baterias no Kartódromo dos Ingleses.

Debaixo de chuva, como na edição anterior, dois pilotos dentre os 49 participantes voltaram de Florianópolis rindo à toa: Luizinho Brambila, que venceu suas duas baterias e ganhou o prêmio “Destaque da Rodada” oferecido pela Bacon & Bacon, e Fabio Mathoso, que mesmo sem ter vencido ainda, saiu da Ilha da Magia como novo líder do 2º turno da Copa RNK de rental kart.

A rodada dupla, desenvolvida no simpático Kartódromo dos Ingleses no primeiro dia de setembro, foi marcada por grande equilíbrio e alto nível nas três séries: para quem acompanhou do lado de fora, não estava fácil distinguir que pilotos – série A, B ou C – estavam na pista.

A seriedade e o profissionalismo no comando do kartódromo, sob responsabilidade de Arizoli Pereira Candido Jr., foi consenso entre os pilotos. “Utilizei quatro karts hoje entre treinos e corridas e não vi diferença nenhuma, todos perfeitos”, elogiou Daniel Silva, piloto do 34 Team.

 

3º GP dos Ingleses

Luiz Brambila, conduzindo para a primeira vitória do dia.

O dia já começou quente na 1ª bateria com a vitória de Luizinho Brambila, “rebaixado” para a série C após os maus resultados na rodada de Registro. E quando parecia que a sorte não lhe sorriria novamente, depois de largada apenas na 3ª fila, o campeão de 2017 partiu para cima dos adversários com a faca nos dentes. Nas primeiras voltas, a luta pela liderança se concentrou entre Gabriel Lellis, Anderson Vieira e Everson Calaes, até que este errou e perdeu contato com os líderes. Luizinho, quando se preparava para dar o bote sobre Lellis, rodou e parecia não ter mais fôlego para se recuperar. A partir daí, contudo, passou a virar entre 1 e 1,5 segundo mais rápido que o líder e não demorou a superá-lo e, ainda, abrir 8 segundos de vantagem até a bandeirada final. Completaram o pódio Gabriel Lellis,Leonardo Castilhos, Anderson Vieira e Everson Calaes.

Nito Ramirez, vencedor da 2ª bateria.

A segunda bateria – a série B – não foi menos concorrida. Fabio Mathoso partiu na pole e manteve a posição na largada. Ao seu lado, Nito Ramirez, prejudicado pelo peso excessivo, perdeu a posição para Andrey Lima e Chico Johnscher, que duas voltas depois também deixaram Mathoso para trás e passaram a disputar a ponta. Não demorou muito, porém, para Ramirez se recuperar e voltar à briga pela ponta, o que acabou valendo a rodada de Andrey Lima. Nito se consolidou na liderança e, pouco depois, Chico ficou preso atrás de um retardatário e perdeu a 2ª colocação para Fabio Mathoso. A partir daí a disputa mais emocionante ficou entre Chico Johnscher e Andrey Lima, que acabou superando o adversário somente nas últimas curvas. Juliano Cunha, mais de 10 segundos atrás, completou o pódio.

Daniel Silva comemorou em boa companhia a vitória na série A.

Na série A, a vitória coube a Daniel Silva e acabou sendo a mais tranquila desta etapa, com as maiores disputas se concentrando nos pelotões do meio para trás. Bruno Rocha foi o 2º, Fernando Vieira o 3º, Tido Olmedo o 4º e Carlos Feijão o 5º.

4º GP dos Ingleses

Jackson Gonçalves conseguiu se defender dos ataques de Gabriel Lellis (na foto, reclamando da punição sofrida) e venceu.

O reagrupamento dos pilotos após a atualização dos pontos no campeonato não tornou a série C mais fraca. A 1ª bateria, aliás, foi muito dura, a ponto de a Direção de Prova adotar mais rigor na aplicação das penalizações, a ponto de três pilotos serem punidos por manobras que expuseram adversários a riscos.

O piloto local Gabriel Lellis, que cruzou a linha de chegada em 2º, colado no vencedor Jackson Gonçalves, foi penalizado em 10 segundos por ter tirado da pista Kevin Bettio quando brigava pela ponta e acabou em 4º na classificação oficial. Adriano Goulart também demonstrou seu desapontamento quanto ao exagero nas disputas por parte do adversário – ambos, Kevin e Adriano, acabaram alijados do pódio. Anderson Vieira foi o 2º, José Lellis o 3º e Claudio Ferreira completou o top 5.

O vencedor da bateria, Jackson Gonçalves, elogiou a pista dos Ingleses e confessou que a chuva foi um desafio a mais. “Me ferrei na primeira, que foi para aprender, mas na segunda fiz tudo certinho e, mesmo com o segundo me dando totozinho, consegui segurar”, afirmou o piloto da equipe Box 45.

Eduardo Johnscher brigava pelas primeiras posições na série B até rodar sozinho.

Na segunda bateria desta etapa, Luizinho Brambila conquistou sua segunda vitória do dia, agora na série B. A vitória veio depois de intensa batalha contra Andrey Lima, o 2º colocado. Andrey ainda receberia uma punição de 10 segundos por não respeitar o limite da pista na chicane da chegada – critério estabelecido pela Direção de Prova a partir dessa bateria por questões de segurança – e só não perdeu a posição porque Everson Calaes, que cruzou em terceiro, também foi punido pelo mesmo motivo. Assim, Anderson Rocha herdou a 3ª colocação. Alessandro Trevisan foi o 5º.

Bruno Rocha (ao centro) herdou a vitória de Daniel Silva (à sua esquerda na foto). À sua direita, Fabio Mathoso, o novo líder do campeonato.

A série A foi a que reservou as maiores emoções e punições – nada menos que 8 pilotos foram penalizados, incluindo o vencedor: Daniel Silva ganhou, mas não levou. Fabio Mathoso, o pole, e Tido Olmedo, largando por dentro em 3º, pularam na frente, mas logo foram superados por Bruno Rocha, que liderou a primeira metade da prova e entregar a ponta para Nito Ramirez. Na última passagem pela Curva da Coragem, Nito Ramirez rodou na frente de Bruno Rocha, que acabou rodando também, e Daniel Silva assumiu a dianteira para ser o primeiro a receber a bandeira. Na sequência, cruzaram Bruno, Mathoso, Nito e Marcelo Saito. Dos cinco primeiros, porém, somente Bruno Rocha não foi punido e a vitória acabou caindo em seu colo. “Uma corrida bem maluca, com muitas variáveis”, resumiu o vencedor. Daniel Silva, Fabio Mathoso e Nito Ramirez, mesmo com as penalizações, terminaram em 2º, 3º e 4º, enquanto Fernando Vieira herdou o último degrau do pódio de uma das provas mais insanas da história do campeonato.

 

A Copa RNK tem agora uma pausa de dois meses. A rodada decisiva será no dia 17 de novembro.