Emoção de sobra nas 10 Horas de Matinhos

Equipe BMS foi a grande vitoriosa nas 10 Horas de Matinhos.

Equipe BMS foi a grande vitoriosa nas 10 Horas de Matinhos.

A mais longa prova de rental kart já realizada no Paraná foi um sucesso. Tendo como palco a pista do 34 Kart Indoor, em Matinhos, no litoral do estado, seis equipes alinharam para a largada, exatamente às 16h19 do último sábado (22), com numerais e posições no grid assim definidos por sorteio e os respectivos pilotos destacados para a saída: #1 Habimar (Itacir Ita); #2 R18 Ultra (Guilherme Rocha); #3 RNK2 (Eduardo Johnscher); #4 BMS (Kaue Pampuch); #5 Esquadrão Suicida (Leandro Lenartovics); #6 RNK1 (Chico Johnscher).

A largada seguiu o já tradicional formato adotado nas provas de endurance de Matinhos: no estilo Le Mans, com os pilotos perfilados não à frente de seus karts, mas ao longo da pista, para correr por cerca de 70 metros do circuito. Quando os karts partiram, Chico ganhou a posição de Leandro, enquanto Itacir, o último a sentar no kart, ficou sem espaço para largar e acabou saindo por último. (clique aqui para ver a largada na câmera onboard de Chico Johnscher)

Ao completar a primeira volta, Kaue já superava Eduardo e Guilherme para assumir a dianteira e, na volta seguinte, foi a vez de Chico ultrapassar Guilherme. Algumas voltas depois, a RNK ordenava a troca de posições entre Eduardo e Chico, que vinha mais forte. No primeiro stint, Kaue e Chico imprimiram um ritmo forte, virando na casa dos 32 segundos e abrindo boa vantagem na frente. Com menos de meia hora de prova e as primeiras paradas nos boxes, ambos já sacavam uma volta de vantagem sobre o 3º.

Junto com Marjorie Johnscher, Brenda Ramirez marcou a presença feminina no endurance.

Junto com Marjorie Johnscher, Brenda Ramirez marcou a presença feminina no endurance.

Devido às diferentes estratégias das equipes – o regulamento previa um mínimo de 12 paradas de no mínimo 5 minutos – a corrida passou a se desenrolar simultaneamente na pista e nos boxes. Cumprindo à risca o que fora planejado, com pit stops em torno de 5’01”, e contando ainda com duas rodadas da BMS no stint de Brenda Ramirez, a RNK1 assumiu a liderança após duas horas de prova.

Cleverson Pires persegue Marjorie Johnscher. O piloto do kart 5 cravou a melhor volta da prova.

Cleverson Pires persegue Marjorie Johnscher. O piloto do kart 5 cravou a melhor volta da prova.

Com os imprevistos enfrentados pela BMS e erros cometidos pela Habimar em suas paradas, a RNK se consolidou nas duas primeiras posições por mais de cinco horas. Exatamente à meia-noite, uma pane no sistema de cronometragem paralisou a prova por cerca de 20 minutos. Na relargada, a RNK1 liderava com 13 voltas de vantagem sobre a BMS, mas esta tinha a seu favor duas paradas a menos por fazer – cada parada “consumindo” cerca de 8 voltas.

Faltando 45 minutos para o final, Eduardo Johnscher fez a última parada obrigatória, ainda em primeiro; porém, quando Chico voltou para a pista depois de cumprir o tempo regulamentar, a RNK 1, que havia liderado 70% da prova, caía para a segunda colocação, com duas voltas de atraso.

Habimar superou as adversidades para levar o kart ao 4º lugar.

Habimar superou as adversidades para levar o kart ao 4º lugar.

Não havia, entretanto, nada decidido. A BMS, mesmo com todas paradas já cumpridas, precisaria de uma extra para não sofrer pane seca. Assim, logo Jakteria encostava para dar lugar a Nito Ramirez. A parada, que deveria ser rápida, demorou uma eternidade – pelo menos para o piloto do kart 4, que insistia em não pegar. Quando finalmente voltou para a pista, Chico já se aproximava ameaçando recuperar a ponta. Poucas voltas depois, contudo, era Chico quem encostava no box com o acelerador preso, a poucos minutos do fim. A para não programada lhe custou uma volta.

A poucos minutos do fim, Nito Ramirez lidera seguido de Chico Johnscher.

A poucos minutos do fim, Nito Ramirez lidera seguido de Chico Johnscher.

A disputa pelo 3º lugar, entre a RNK2 e a Habimar, também só se definiu no último stint, em favor da equipe de Curitiba. Destaque também para a corrida de recuperação da R18 Ultra, que durante mais de seis horas revezou somente dois pilotos, e no final chegou a ameaçar a posição do Esquadrão Suicida.

Num clima de muita festa, Nito Ramirez recebeu a bandeirada para a BMS em 1º. A RNK, mesmo perdendo a vitória no final, comemorou muito o 2º e o 3º lugar. O evento coroou com êxito a iniciativa da família Morselli, que comandou a competição com organização exemplar e muita eficiência no controle dos pit stops, da pesagem, nas punições e na equalização dos karts. Considerando a extensão da prova, pode-se dizer que o índice de quebras foi baixíssimo.

Enfim, uma competição em que todos foram vitoriosos.

 

RESULTADO FINAL

 

1º) #4 – BMS – Heros Radiko, Tido Olmedo, Kaue Pampuch, Jakteria, Nito e Brenda Ramirez.

2º) #6 – RNK1 – Luizinho Brambila, Carlos Feijão, Marjorie, Eduardo e Chico Johnscher (a 1 volta).

3º) #3 – RNK2 – Bruno Rocha, Carlos Feijão, Menyr Zaitter, Marjorie, Eduardo e Chico Johnscher (a 15 voltas).

4º) #1 – Habimar – Amauri Habimar, Hamilton Kirchner, Vinicius Bisa e Itacir Ita (a 17 voltas).

5º) #5 – Esquadrão Suicida – Leandro Lenartovics, Cleverson Pires, Batata Morosini, Nito Ramirez e Allan Depra (a 36 voltas).

6º) #2 – R18 Ultra – Guilherme Rocha, Joares, Jean Morosini e Laude Correa (a 38 voltas).