Com 34 inscritos, rodada dupla em Indaial abre VI Copa RNK neste sábado

Rafael Demmer passa Carlos Feijão para vencer a edição anterior do GP de Indaial.

Rafael Demmer passa Carlos Feijão para vencer a edição anterior do GP de Indaial.

Foram três meses de espera desde a Superfinal em Interlagos, mas a Copa RNK está de volta. Neste sábado (11), 34 pilotos estarão em ação no Kartódromo de Indaial. A abertura da temporada de 2017, a sexta da RNK, será desenvolvida em rodada dupla: duas etapas estão marcadas a partir das 13 horas na simpática cidade do Vale do Itajaí, desdobradas em quatro baterias devido ao número de competidores.

A prova de Indaial marcará o retorno de diversos pilotos que estiveram ausentes em boa parte da temporada passada, entre eles Andrey Lima, campeão de 2015, Bruno Vianna, vice-campeão do Troféu Candy Shop – o 1º turno de 2016 –, Ricardo Rocco e Rodolpho Bettega. Outros pilotos com presença esporádica em campeonatos anteriores também prometementrar pra valer em 2017. É o caso de Phellip Carvalho, Bruno Rocha e Emygdio Westphalen.

Muitos nomes novos também desfilarão na RNK em 2017: Beto e Felipe Carneiro, Tido Olmedo, Nito Ramirez, Renato Braga, Paulo Taylor, Anderson Vieira, Evandro Mayer, Richard Villaverde e Ricardo Pamplona estrearão na Copa em Indaial, alguns deles com larga experiência no automobilismo ou mesmo no kart especificamente.

Não será surpresa se um deles voltar de Indaial com uma vitória, principalmente se for levado em conta que, pelo menos na primeira prova, eles não medirão forças com os pilotos mais bem ranqueados na RNK. É que pelo regulamento, os pilotos são agrupados nas duas baterias conforme sua pontuação em 2016.

Na segunda prova da rodada, os pilotos são reagrupados, de modo que os mais bem colocados de cada bateria da primeira prova formarão o grid mais forte – pelo menos em tese – do dia. O peso da pontuação de todas as baterias, contudo, é o mesmo, garantindo mais equilíbrio na disputa pelo título.

 

EQUIPES

A Copa RNK 2017 também começa com o maior número de equipes inscritas: 9. Quatro remanescentes de 2016, sem nenhuma alteração: TK Racing (Luizinho Brambila, Rafael Demmer e FrancielVivan), que estreou conquistando o título no 2º semestre de 2016 e é favorita ao bi; a tradicional Johnscher Racing (Chico, Eduardo e MarjorieJohnscher), duas vezes campeã; RAZ Racing (Rodolpho Bettega, Alessandro Trevisan e José Revoredo) e RBR (Andrey Lima, Carlos Feijão e Eduardo Bettega – este ainda não definitivamente confirmado).

A Vianna Bros está de volta envolvida em forte crise de identidade. O caso é curioso. Em 2016, ao incluir no time a pilota Isabel Costa, o time passou a ser denominado Vianna Bros&Lady. Na metade do ano, Bruno Vianna anunciou sua retirada das pistas por motivos particulares e a equipe encerrou temporariamente as atividades. O outro irmão Vianna formou, então, a Scuderia Nelson Piquet com Marcelo Rosa e Ricardo Rocco, equipe com prazo de validade de seis meses, dado que Bruno retornaria às pistas em 2017. A equipe, agora composta pelos irmãos Vianna e Marcelo Rosa, foi inscrita com o bizarro nome de Vianna Bros& -10, uma alusão à penalidade de dez pontos atribuída a pilotos que não comparecem a uma prova. A denominação não teria agradado ao piloto Marcelo Rosa, tanto que seus próprios integrantes vinham se referindo ao time como “Scuderia”. O fato é que, às vésperas da estreia, a organização da RNK foi informada de que a equipe passaria a se intitular Apenas Scuderia.

Outras quatro equipes estão confirmadas: DuxShalon RT (Anderson Rocha, Bruno Rocha e Rodrigo Metz), KW Racing (Kleber Borges, Eugenio e Emygdio Westphalen), Cacaca Racing (Everson Calaes, Beto e Felipe Carneiro) e 34 Racing (Nito Ramirez e Tido Olmedo).

Participarão, ainda, da abertura da Copa RNK os pilotos Ricardo Rocco,MenyrZaitter, Phellip Carvalho, Ricardo Pamplona, Richard Villaverde, Anderson Vieira, Paulo Taylor, Renato Braga e Evandro Mayer.