Tour de Corse inspira próxima etapa da RNK

Didier Auriol e seu Toyota Celica no Tour de Corse.

Didier Auriol e seu Toyota Celica no Tour de Corse.

Um dos mais tradicionais ralis do mundo, o Rali da Córsega – ou Tour de Corse em sua denominação oficial – será realizado de 1º a 4 de outubro e servirá de inspiração para a próxima etapa da Copa RNK, no dia 17 do mesmo mês.

O Tour de Corse é disputado desde 1956, deixando de integrar o WRC somente entre 2009 e 2014 por motivos econômicos. Agora ele volta ao calendário do Mundial de Rali sob enorme expectativa.

Trata-se de um dos mais difíceis e perigosos ralis do mundo. Embora desenvolvido integralmente em asfalto, percorre uma região de topografia bastante peculiar, sendo conhecido como o “Rali das 10 000 Curvas”, devido às muitas curvas apertadas em meio às montanhas da ilha.

O Tour de Corse ganhou especial notoriedade nos anos 80, época dos potentes e letais supercarros do Grupo B, quando ceifou a vida de dois promissores pilotos: o italiano Attilio Bettega e o finlandês Henri Toivonen.

Lancia 037 de Attilio Bettega, pouco antes do acidente fatal.

Lancia 037 de Attilio Bettega, pouco antes do acidente fatal.

Em 1985, Bettega desgarrou numa curva à direita em declive projetando-se contra uma série de árvores. O impacto foi tão forte que partiu as barras do santo antônio e o teto do seu Lancia 037 número 4. O piloto, que já havia sofrido um grave acidente na mesma prova três anos que o havia deixado seis meses no hospital, teve morte instantânea. O navegador nada sofreu.

O Lancia de Bettega logo após o trágico acidente...

O Lancia de Bettega logo após o trágico acidente…

e o estado em que ficou.

e o estado em que ficou.

Exatamente um ano depois, numa mesma data de 2 de maio, Henri Toivonen liderava a prova no segundo dia de competição quando seu Lancia Delta S4 (coincidentemente, também de número 4) projetou-se numa ribanceira em uma curva sem proteção e explodiu, matando o piloto e seu navegador, Sergio Cresto.

Henri Toivonen liderava o Rali da Córsega de 1986.

Henri Toivonen liderava o Rali da Córsega de 1986.

Os trágicos acidentes decretaram o fim da categoria, que seria extinta no ano seguinte, e a charmosa ilha francesa do Mediterrâneo ficaria para sempre conhecida como “ilha maldita” para os aficionados do rali. Os Grupo B eram de fato fantásticos, máquinas de 500 cv em menos de uma tonelada de peso, mas extremamente ariscos e inseguros. Para que se tenha ideia, pouco antes de sua morte, Toivonen testou o Lancia Delta no circuito do Estoril virando em 1min18s1 – naquele mesmo ano, Ayrton Senna fez a pole-position no GP de Portugal com o tempo de em 1min16s7.

O que restou do Lancia Delta de Toivonen-Cresto.

O que restou do Lancia Delta de Toivonen-Cresto.

Didier Auriol, campeão mundial de rali em 1994, é o escolhido para denominar a 10ª etapa da RNK. O piloto francês é o recordista de vitórias no Rali da Córsega, vencendo seis vezes, uma a bordo de um Ford Sierra, três com Lancia Delta e as duas últimas com Toyota Celica. Curiosamente, foi no Tour de Corse que Auriol estreou no rali; lá obteve também sua primeira vitória em mundiais, em 1988.

Ford Sierra Cosworth com que Auriol obteve a primeira vitória, em 1988.

Ford Sierra Cosworth com que Auriol obteve a primeira vitória, em 1988.