Luizinho conquista a tríplice coroa da V Copa RNK em Interlagos

Nem a quebra nem a punição sofrida foram capazes de tirar o título de Luizinho Brambila.

Nem a quebra nem a punição sofrida foram capazes de tirar o título de Luizinho Brambila. (Foto: Clayton Medeiros)

Não foi preciso mais do que um 2º lugar na primeira prova da Superfinal da Copa RNK em Interlagos para Luizinho Brambila confirmar o título de campeão da temporada de 2016, no último sábado (10), em Interlagos. “Corri com o regulamento embaixo do braço”, declarou o piloto, que já largara com vantagem graças aos bônus obtidos nas duas primeiras fases do campeonato. Por isso, nem mesmo a quebra quando liderava a segunda prova foi suficiente para tirar-lhe o título após a soma dos resultados.

Na disputa pelo vice-campeonato, o empate entre Chico Johnscher e Rafael Demmer, companheiro de Brambila na TK Racing, foi decidido em favor do piloto da Johnscher Racing pelo 3º lugar obtido na segunda prova.

 

Anderson Rocha buscou o cimento pra fugir do asfalto liso.

Anderson Rocha buscou o cimento pra fugir do asfalto liso. (Foto: Clayton Medeiros)

A chuva forte que caiu momentos antes da prova deu uma trégua quando os quinze pilotos classificados para a Superfinal foram para a pista, o que proporcionou, além de muitas disputas, um festival de rodadas no asfalto liso do Kartódromo Ayrton Senna. Coube a dois pilotos do CKDA – Rick Bull e Samurai Sam – a vitória em cada uma das baterias, o GP de Interlagos e o 2º GP Ayrton Senna.

A chuva, aliás, não apagou o brilho da decisão, tampouco o trabalho incansável dos organizadores e do staff do Kartódromo Ayrton Senna, que recebeu elogios unânimes.

 

GP de Interlagos

Rick Bull venceu com facilidade a 1ª prova da Superfinal.

Rick Bull venceu com facilidade a 1ª prova da Superfinal. (Foto: Clayton Medeiros)

Com apenas cinco minutos para se adaptarem ao piso molhado e com os tempos de volta em torno de um minuto e meio, os quinze pilotos tiveram apenas duas voltas úteis de qualify, o que acabou embaralhando o grid. Dentre os favoritos, Eduardo Johnscher largou em último e Rafael Demmer em 10º, enquanto Eugênio Westphalen surpreendeu com P4.

Na 1ª fila, o pole Rick Bull e Luizinho Brambila dispararam assim que a bandeira baixou. Correndo livres, abriram boa vantagem. Rick Bull venceu com facilidade, e Luizinho não forçou o ritmo. Correndo mais com a cabeça do que com o pé, manteve-se cerca de 5 segundos atrás e cumpriu o que prometera antes da largada: “vou marcar o Demmer e o Chico”, havia dito referindo-se aos mais próximos concorrentes pelo título.

Chico até tentou, mas na disputa pela 3ª posição com Samurai Sam, sofreu um toque e os dois rodaram, abrindo caminho para Eduardo Johnscher e Kleber Borges, ambos em brilhante recuperação – Eduardo depois de largar em último, e Kleber depois de rodar logo na primeira curva e cair para o fim do pelotão. A partir daí, o que se viu foi uma disputa intensa pelo 3º lugar até a última volta, enquanto os líderes abriam mais de 30 segundos na frente.

Na tentativa de uma última cartada para cima de Kleber, Samurai acabou rodando na penúltima curva da prova, terminando em 6º. Eduardo e Chico Johnscher cruzaram em 4º e 5º. Rafael Demmer foi o 7º, vendo reduzir-se de 3 para um ponto a vantagem sobre Chico Johnscher na briga pelo vice-campeonato.

 

2º GP Ayrton Senna

Rafael Vianna comemora o 2º lugar ao lado de Samu Sam, o vencedor, e Chico Johnscher, 3º.

Rafael Vianna comemora o 2º lugar ao lado de Samu Sam, o vencedor, e Chico Johnscher, 3º. (Foto: Clayton Medeiros)

A segunda bateria da Superfinal, conforme previa o regulamento, não teve qualify, mas a formação do grid invertido. Assim, Rafael Vianna, o último na primeira prova, largou em 1º com o kart que havia sido ocupado por Rick Bull; Marjorie Johnscher, pouco à vontade na chuva, largou em 2º, com o kart que era de Luizinho; e da mesma forma os demais, de modo que os pilotos mais bem colocados na primeira bateria, partiram nas últimas posições do grid.

Ao baixar a bandeira, Rafael Vianna pulou na frente e uma confusão se formou na primeira curva, do que se aproveitaram Samurai, Chico e Luizinho para ganhar várias posições. Demmer e Alessandro Trevisan também fizeram boa largada e se mantiveram entre os primeiros no início, até rodarem ainda nas primeiras voltas.

Numa corrida espetacular, Luiz Brambila escalou o pelotão e na terceira volta já era o líder, com Vianna em 2º e Samurai em 3º. Samurai também faria a ultrapassagem pouco depois.

Na metade da prova, contudo, quando liderava com folga, partiu-se o disco de freio do kart de Luizinho, que acabou parando no barranco. O piloto ainda conseguiu levar o kart até o box para efetuar a troca e iniciar outra corrida de recuperação, cruzando a linha de chegada em 3º. Temendo perder o título, porém, Luizinho pagou o preço. Foi punido em 10 segundos por uma colisão com Alessandro Trevisan – o que o colocaria em 6º na classificação final – e, pior: em sua entrada no box, cortou todo o miolo – “economizando” aí uns 30 segundos – e acabou punido com a perda de dez posições.

Chico Johnscher, correndo tranquilo em 3º depois da quebra do líder, e a mais de 20 segundos dos líderes, passou a se preocupar somente com Demmer que vinha longe em 4º. Este passou a tirar a diferença volta a volta, mas acabou rodando novamente. No final, Chico em 3º, Demmer em 4º e Trevisan em 5º completaram o pódio.

 

Festa de encerramento

 

Chega ao fim mais uma – a quinta – temporada da Copa RNK, sucesso que só se tornou possível graças aos parceiros Candy Shop, 82 Design, Família Scopel, General Chopp ‘n’ Beer, Grupo Adsive e Correta Redações.

E é nas dependências do General Chopp ‘n’ Beer que será realizada a festa de encerramento da Copa RNK 2016, nesta quinta-feira (15) a partir das 20h. No evento, será feita a premiação aos vencedores do campeonato, a entrega do Troféu Maneco Combacau ao piloto que mais ganhou posições ao longo das 14 provas disputadas – cujo vencedor é mantido em segredo pelos organizadores – e a tradicional distribuição do brinde-surpresa aos pilotos mais assíduos, além da apresentação das novidades da temporada 2017.

Pilotos, familiares e seguidores da RNK estão convidados.