Maior Copa RNK de todos os tempos começa neste sábado em Irati

Mais de 60 pilotos deverão largar na abertura da VII Copa RNK de rental kart, no Kartódromo Ildefonso Zanetti.

Testados há cerca de 15 dias, os karts 13hp com potência liberada do Fast Lap Kart Indoor estão prontos para o GP de Irati

Testados há cerca de 15 dias, os karts 13hp com potência liberada do Fast Lap Kart Indoor estão prontos para o GP de Irati.

Cercada de enorme expectativa – afinal, são mais de três meses desde o encerramento da temporada de 2017 – a sétima edição da Copa RNK vai começar neste sábado (10) no Kartódromo Ildefonso Zanetti, no município paranaense de Irati.

A iniciativa de realizar uma prova em Irati só pôde ser concretizada graças à parceria da RNK com o Fast Lap Kart Indoor, uma vez que não há karts de aluguel no kartódromo, um dos mais tradicionais do estado.

Oficialmente, 68 pilotos estão inscritos, com a previsão de dois blocos de cinco baterias (cada piloto corre duas baterias, válidas por duas etapas, por se tratar de rodada dupla). Segundo Bruno Rocha, um dos organizadores e também piloto vice-campeão da Copa RNK no ano passado, há estrutura para incluir mais inscritos se houver mais interessados. “Para nós do Fast Lap, quanto mais pilotos melhor. Estamos preparados para abrir uma sexta bateria se for preciso”, explicou.

A adesão maciça à RNK em 2018 surpreendeu seus organizadores. “O crescimento da Copa RNK é baseado em um planejamento estratégico que iniciou há cerca de três anos e não seria possível sem o grupo que está conosco desde o princípio”, reconheceu Chico Johnscher, piloto e um dos organizadores da Copa. Segundo Eduardo Johnscher, também piloto e o principal idealizador do campeonato, “nossa perspectiva era ter cerca de 50 pilotos neste ano, mas as expectativas foram mais do que superadas”.

Para Nito Ramirez – que estreou na Copa RNK em 2017 formando a equipe 34 Racing com Tido Olmedo e Renato Braga –, além do clima alegre e amistoso que cerca as provas da RNK, o formato adotado é um dos diferenciais. Como não há diversas categorias, como em outros campeonatos de rental kart, todos os pilotos acabam tendo a oportunidade de se enfrentar. O piloto do litoral paranaense trouxe cerca de 15 pilotos, entre eles cinco mulheres – Elvira Cilka, Fernanda Galvão, Brenda Ramirez, Mallu Ribeiro e Taís Alves – para participar da temporada, inscrevendo cinco equipes. “Nossas meninas não querem correr somente baterias femininas, querem enfrentar os homens de igual para igual”, declarou ele.

As “meninas do Ramirez” se juntam a Marjorie Johnscher – a única presença feminina fixa até então – e a mais duas feras do sexo que não tem nada de frágil que estreiam este ano na RNK: Claudia e Karina Cardozo, que formaram três times da equipe Box45. O regulamento até prevê a premiação para o melhor piloto acima de 100 quilos e a melhor do sexo feminino, mas correm “todos juntos e misturados”.

A temporada de 2018 também promete ser, além da maior em quantidade de pilotos, a mais disputada, pelo elevado nível dos pilotos que estreiam no campeonato, oriundos de outros torneios do Paraná e Santa Catarina, e de outras modalidades do automobilismo.

A programação para o sábado inclui sessões de treino das 10h às 12h para que os pilotos se adaptem à pista, briefing às 12h30 e as provas a partir das 13 horas. Além da premiação em troféus para os cinco primeiros de cada bateria, o piloto que mais pontos conquistar na soma de suas duas participações será contemplado com um prêmio especial concedido pela Fitness Racing.

Uma ambulância estará de plantão no kartódromo para qualquer eventualidade. A organização também alugou camarotes para proporcionar maior conforto aos pilotos, familiares e espectadores, e uma lanchonete será instalada no local.