Uma vitória e um 2º lugar na 2ª rodada do 2º turno da Copa RNK, disputada no último sábado (30/08) no Parque Kartódromo, em Joinville, colocaram Cazu Júnior a apenas um ponto de Antônio Honesko Jr., que com um 2º e um 3º lugar permanece na liderança do certame. Emygdio Westphalen venceu a segunda prova do dia e também subiu duas vezes ao pódio, depois de chegar em 4º na primeira.
Na 1ª bateria da rodada, Cazu fez a pole, a volta mais rápida e venceu de ponta a ponta. Honesko, largando em 3º, superou Thiago Gonçalves ainda na 2ª volta para chegar em 2º. Os três acabaram fazendo parceria para abrir do pelotão e apenas no final Thiago tentou o ataque, sem sucesso. Atrás de Emygdio, que correu tranquilo em 4º, a briga pela última posição do pódio só se definiu na bandeirada, com Eduardo Johnscher superando Felipe Mathias para terminar em 5º.
O momento mais tenso da prova, porém, ocorreu ainda no início, com alguns pilotos exagerando no ímpeto e usando o kart da frente como “freio”. Na segunda volta, Eugênio Westphalen atropelou os pneus no “carrossel” levando com ele Gilmar Coleta e Diego Bettega, que foi parar atrás da barreira de pneus, em acidente que poderia ter sérias consequências e acabou com qualquer chance de Bettega, que havia largado em 4º.
A 2ª bateria teve novamente Cazu na pole, mas desta vez quem levou a melhor no final foi Emygdio. Também em parceria, ambos abriram boa vantagem, mas nas últimas voltas Emygdio apertou e superou o adversário para assumir a liderança. Cazu ainda tentou dar o bote na última curva, sem, no entanto, concretizar a manobra.
Honesko novamente suportou bem o ataque de, inicialmente, Thiago Gonçalves e, depois de Diego Bettega, para chegar em 3º. Bettega, depois de trocar de kart no classificatório e largar em último, fez brilhante corrida de recuperação para terminar em 4º. Thiago completou o pódio.
Campeonato
Honesko permanece na liderança, com 72 pontos, um à frente do vice-líder Cazu. Com os dois pódios obtidos, Thiago Gonçalves assumiu a 3ª colocação, com 60. Eugênio Westphalen é o 4º, com 52, seguido de Emygdio Westphalen (45), Chico Johnscher (43), Eduardo Johnscher (42) e Bruno Provensi (40). Marcelo Tirisco e Éverton Tonel fecham o top 10 com 36.
Última volta
Na 2ª bateria, os ponteiros foram surpreendidos com a bandeira quadriculada sem terem recebido o aviso de última volta na passagem anterior. No parque fechado, o fiscal se desculpou pelo vacilo…
A diferença entre Emygdio e Cazu na bandeirada foi de apenas 36 milésimos de segundo, entrando para o ranking das chegadas mais apertadas da RNK. É a segunda menor diferença da história do campeonato.
Apesar de não ter subido ao pódio, quem não escondia a felicidade após a rodada era Anderson Pereira. Voltando aos poucos às pistas depois de longa ausência, o piloto comemorou o 6º lugar obtido na 2ª bateria
Três pilotos catarinenses, convidados por Fabio Packer, estrearam na Copa RNK em Joinville: Victor Breda, João Vitor Krauss e Ademir Pereira, que com um 11º lugar alcançou o melhor resultado do trio.
A 3ª rodada do 2º turno está marcada para o dia 27 de setembro, em Ascurra, no Médio Vale do Itajaí. A Copa RNK conta com o apoio de Candy Shop, Correta Redações, Azulprime Sul, Acrílico Shalon e DMR Sports, que vai premiar o campeão de 2025 com uma inscrição para o Festival de Verão.