Andrey Lima vence de novo

Photos by Eduardo Vizentin

Ladeado por Eduardo Bettega, Andrey Lima (de macacão azul) sorri dentro do capacete.

Ladeado por Eduardo Bettega, Andrey Lima (de macacão azul) sorri dentro do capacete.

Trabalho sério e uma boa dose de sorte foram os ingredientes para conduzir Andrey Lima à sua terceira vitória na temporada. Com o triunfo, o japonês voador já é o mais eficiente da Copa RNK. Em apenas sete participações – sua estreia aconteceu no final de 2013 – o piloto da SNA já amealhou três vitórias e dois segundos lugares e desponta como favorito ao título de 2014.

A prova, disputada na tarde de ontem no Circuito Raceland, foi uma das mais emocionantes do ano, com pelo menos quatro pilotos se revezando na liderança durante todas as 24 voltas.

Marjorie Johnscher (4) e Phellip Carvalho (3) na 1ª fila.

Marjorie Johnscher (4) e Phellip Carvalho (3) na 1ª fila.

Favorecido pelo menor peso e por largar na primeira fila, Phellip Carvalho pulou na frente assim que as luzes vermelhas apagaram e liderou até o início da 2ª volta, quando foi superado por Menyr Zaitter, mantendo-se na cola deste por algumas voltas, até ser ultrapassado também por Eduardo Bettega e Fabio Knabben. O azar, contudo, novamente bateu à porta de Carvalho. Assim como já havia acontecido na etapa anterior, um problema mecânico alijou-o da disputa – desta vez, simplesmente a roda dianteira direita do seu kart caiu na chicane dos boxes.

Andrey Lima, largando na penúltima fila – vale lembrar que no Raceland não há tomada de tempo e os pilotos largam na ordem inversa à classificação do campeonato – avançou à 4ª posição ainda na primeira volta. Ao tentar a ultrapassagem sobre Marjorie Johnscher na Curva da Ambulância, entretanto, o “japa” saiu da pista, perdendo várias posições – ele ainda rodaria mais duas vezes, sempre se recuperando para alcançar novamente os ponteiros. Na última volta, o golpe de sorte final: Menyr Zaitter e Fabio Knabben se enroscaram e deixaram livre o caminho para Andrey Lima seguir firme rumo à bandeirada.

Chico Johnscher entrega a medalha ao vencedor, Andrey Lima.

Chico Johnscher entrega a medalha ao vencedor, Andrey Lima.

Eduardo Bettega, Menyr Zaitter, Fabio Knabben e Carlos Feijão, nessa ordem, completaram o pódio. O resultado alçou a SNA à vice-liderança por equipes, a somente 1/3 de ponto da Designers Racing, que segue na dianteira, enquanto a Johnscher Racing segue seu calvário.

Irritado, Chico Johnscher não quis atender a imprensa.

Revoltado, Chico Johnscher não quis atender a imprensa.

Os três pilotos do time reclamaram muito dos karts e Chico era visivelmente o mais irritado. Depois de vencer há um mês, o bicampeão amargou um penúltimo lugar com um kart completamente desequilibrado. “Além de falta de velocidade na reta, o chassi estava torto e parecia uma britadeira de tanto que sacudia”, justificou.

Rodolpho Bettega, fora da prova, auxiliou na organização do grid.

Rodolpho Bettega, fora da prova, auxiliou na organização do grid.

A βH Driessen segue em 3º, apesar da segunda ausência seguida de Rodolpho Bettega – o decano da RNK ainda se recupera de uma cirurgia na vista – e do susto protagonizado por Priscila Driessen, que bateu na barreira de pneus em plena reta dos boxes ao tentar ajustar a almofada que utiliza para alcançar os pedais.

A próxima etapa da Copa RNK está marcada para o dia 28 de junho – podendo ser antecipada para a 6ª feira, 27, em função da possibilidade de o kartódromo estar fechado em virtude de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Antes disso, alguns pilotos da RNK estarão em ação no 2º Campeonato Paranaense de Endurance Rental Kart, entre eles Carlos Feijão, no comando da Top 5 Racing, Rodolpho Bettega, Eduardo e Chico Johnscher – estes três carregando o nome da RNK.