Cazu vence novamente e assume liderança do 2º turno

Rodada dupla no Kart Park teve vencedores diferentes nas 4 baterias disputadas.

Cazu comemora a vitória que o levou à ponta do campeonato.
03/10/2025 – Redação, com fotos de Felipe Jankowski.

Com quatro vencedores que só respiraram aliviados depois da bandeira quadriculada, a 14ª Copa RNK teve sua penúltima rodada classificatória no último sábado (27), no Kart Park, em São José dos Pinhais. Com a ausência do até então líder do 2º turno, Antônio Honesko Jr., e uma vitória de Cazu Júnior, este assumiu a ponta da tabela. Ozias Jr., Chico Johnscher e Luiz Brambila venceram as outras baterias.

10º GP S. J. dos Pinhais

Ozias venceu com propriedade a primeira bateria do dia.

Tido Olmedo fez a pole na série B, mas depois de poucas voltas foi suplantado por Luizinho Brambila, Ozias Jr. e Cézar Mussoi, piloto da Rockets Kart em sua primeira participação na Copa RNK. Luizinho liderou boa parte da prova, e os três promoveram, junto com Tido, excelente disputa. No final, Ozias prevaleceu e foi o primeiro a receber a bandeirada, praticamente lado a lado com Mussoi, o 2º. Brambila foi o 3º, Tido terminou em 4º e Guilherme Medeiros completou o pódio, sustentando a pressão de António Keps, Tiago Jordão e Leo Curcio nas voltas finais.

Cazu e Bettega travaram um dos melhores duelos da rodada.

Na série A, a pole foi de Diego Bettega, que travou duelo empolgante com Cazu. Depois de algumas trocas de na ponta, Cazu se firmou na liderança e se defendeu dos ataques permanentes do adversário.  Disputa pelo 3º lugar foi igualmente emocionante. Marcelo Tirisco sustentou a posição a maior parte do tempo, mas acabou superado por Felipe Mathias, Emygdio Westphalen e Tiago Gonçalves, ficando fora do pódio.

11º GP S. J. dos Pinhais

Sob pressão durante toda a prova, Chico Johnscher ganhou a batalha contra Leo Curcio.

Na série B, Leo Curcio fez a pole e, nas primeiras voltas, empurrado por Chico Johnscher, ambos abriram vantagem confortável. No segundo pelotão, Eduardo Johnscher buscava recuperar o terreno perdido depois de enrosco com Eugênio Westphalen, que o jogou de 3º para 6º, atrás também de Anderson Pereira e Tiago Jordão. Chico assumiu a ponta e venceu, conseguindo suportar o assédio de Curcio até o final. Eduardo, Eugênio e Anderson completaram o pódio.

Luizinho comemora a difícil vitória sobre Thiago Gonçalves, a 38ª na Copa RNK.

Na série A, depois de largar na pole, Thiago Gonçalves disputou a ponta durante toda a prova com Luizinho Brambila, que terminou em 1º. Um pouco atrás, o pelotão composto por Emygdio Westphalen, Diego Bettega, Felipe Mathias e Guilherme Medeiros brigava pelas demais posições do pódio. Emygdio foi o 3º, Bettega o 4º e Mathias ficou fora da disputa depois de sofrer um toque de Medeiros, que cruzou a linha de chegada em 5º. Porém, ele acabaria sendo penalizado após a prova e a 5ª posição voltou para as mãos de Mathias.

Campeonato

Com 120 pontos, Cazu é o novo líder do 2º turno, seguido de Thiago Gonçalves, com 103. Mesmo ausente nesta rodada, Antonio Honesko permanece no Top 3, agora com 92 pontos por ter resgatado um descarte de 20 pontos. Eugênio e Emygdio Westphalen, Chico e Eduardo Johnscher permanecem em 4º, 5º, 6º e 7º, respectivamente com 89, 86, 82 e 78 pontos. Diego Bettega (76), Felipe Mathias (76) e Marcelo Tirisco (71) completam os 10 primeiros na tabela.


Última volta

Assim como Antonio Honesko, Everton Tonel também se ausentou da rodada, ambos pelo mesmo motivo: casamento. E nem era o deles… Tonel, aliás, ficou de fora pela primeira vez desde que estreou na Copa RNK em 2018, interrompendo uma sequência de 105 corridas no campeonato.

Por outro lado, alguns pilotos há algum tempo ausentes da Copa RNK deram o ar da graça, e com bom desempenho, entre eles Tido Olmedo e Guilherme Medeiros. Ambos foram ao pódio.

Eugênio Westphalen protagonizou o acidente mais sério do dia. E não foi na pista, mas nos boxes, antes de largar na 2ª bateria, ao tropeçar num kart e cair no chão. Com a mão sangrando bastante, o piloto precisou de atendimento para efetuar um curativo de emergência.

Depois de quatro rodadas sem qualquer penalização, três pilotos foram punidos por “jogar o amiguinho pra fora”: Ozias Jr., Gui Medeiros e António Keps marcaram seus primeiros pontos no PCC – o sistema de Pontos Cumulativos na Carteira. A punição de 10 segundos para o Keps, aliás, ficou barata, por ter “devolvido” um toque sofrido de Ozias Jr. mesmo tendo este já sido penalizado.

Após o encerramento das provas, foi realizada a premiação do 1º turno do campeonato, durante espetinhada no deck do Kart Park. Receberam seus troféus o campeão, Luiz Brambila; o vice, Diego Bettega; o 3º colocado, Felipe Mathias; e o 4º, Cazu, que também representou o 5º lugar, Honesko.

O encerramento do 2º turno ocorre já no próximo dia 18 de outubro, também no Kart Park, com um endurance individual, que vale pontuação dobrada, e deverá ter transmissão ao vivo no YouTube pelo canal Live Kart. A Copa RNK conta com o apoio de Azulprime Sul, Candy Shop, Correta Redações, Acrílico Shalon e DMR Sports, que vai premiar o campeão de 2025 com uma inscrição para o Festival de Verão.