Com 23 participantes, os pilotos foram divididos em duas baterias na abertura da V Copa RNK, no último sábado (23), no Kartódromo Internacional de Joinville. A bateria principal reuniu os 11 primeiros do ranking de 2015 e apresentou o retorno em alto estilo de Luizinho Brambila, que venceu depois de se ausentar das quatro últimas competições da temporada anterior. A bateria preliminar teve a vitória inédita de Rafael Vianna. A prova foi válida para o Troféu Candy Shop, o 1º turno da Copa RNK.
1ª bateria
Se na teoria a bateria preliminar seria mais fraca, por reunir os pilotos mais mal colocados no campeonato anterior e alguns estreantes, na prática foi bem diferente. Encorpada, ainda, por três talentosos pilotos do CKDA – Samurai Sam, Rick Bull e Wevertton Marques, – o que se viu foi uma prova disputadíssima.
Rafael Vianna, cujo melhor resultado até então fora um 2º lugar em São José dos Pinhais em 2012, largou na segunda posição e não precisou de mais do que poucos metros para superar o pole Samurai Sam na entrada do miolo, assumir a ponta e levar seu kart na ponta dos dedos até a bandeirada final.
Quem também brilhou foi Rafael Demmer. Em sua quarta participação na RNK, o piloto catarinense que já havia vencido uma bateria em 2015, no Beto Carrero, partiu da quinta posição no grid e foi avançando para estabelecer um bom pega com Samurai. Demmer estabeleceu a melhor volta da bateria e chegou em 2º.
Samu Sam completou o pódio em 3º, seguido pelos seus companheiros de CKDA Rick Bull e Wevertton Marques. Menyr Zaitter foi o 6º.
2ª bateria
Na bateria principal, só deu Luizinho Brambila, que alcançou sua terceira vitória na categoria e o segundo hat-trick na RNK, vencendo de ponta a ponta e conquistando ainda a pole e a melhor volta.
O melhor da corrida, contudo, foi a alucinante disputa pela segunda posição, entre Andrey Lima e Eduardo Johnscher. No fim, a vantagem foi do Japa. O quarto foi Ricardo Rocco, que suportou bem o assédio de Chico Johnscher nas primeiras voltas e, mesmo perdendo rendimento no final, garantiu a posição.
Chico Johnscher e Marcelo Rosa também proporcionaram um bom pega pelo 5ª lugar, com vantagem para Marcelo no final.
Fabio Knabben, um dos favoritos, foi o azarado do dia. Com problemas no kart, acabou abandonando a duas voltas do fim.
Próxima prova
A segunda etapa do Troféu Candy Shop já tem data e local. A RNK volta à pista no dia 20 de fevereiro, no 34 Kart Indoor, em Matinhos.