Dicas de como correr na chuva com Kart

Mais uma vez a previsão é de chuva para uma etapa do RNK, mas para dia 19 de maio a realização no Raceland é garantida em qualquer condição climática. A pista garante segurança e infraestrutura para os pilotos poderem disputar a vitória com tranquilidade.
Apesar da a aderência do kart ficar comprometida, já que serão usados os pneus slick, com alguns cuidados a disputa fica ainda mais emocionante:

– Não pise fundo de uma vez só. A aceleração rápida vai patinar as rodas traseiras;
– Tenha muita sensibilidade nas frenagens;
-Cuidado nas curvas de alta, o kart tende a sair de frente;
-Mude o traçado. Com a água a parte mais emborrachada da pista fica muito lisa;
-Nem todos os brasileiros pilotam como Ayrton Senna e têm a mesma habilidade na chuva.

Não se esqueça, com o tempo chuvoso o espaço de frenagem aumenta e o uso do sistema de freios terá de ser mais suave – simples toques!
Em todas as etapas na chuva, observe que a aderência dos pneus piora, e muito, e desta forma a realização das curvas deve ser aberta e lenta, já que a aceleração brusca aumenta o giro do motor e certamente você irá destracionar seu kart. Com uma dirigibilidade mais lenta, a força e pressão das curvas será menor gerando mais segurança e melhor retomada.
A aceleração nas saídas de curva também deve ser suave e acompanhar o compasso geral da sua estratégia, seguindo de maneira gradativa e progressiva – já que uma aceleração forte fará o kart destracionar e claro, rodar!
Dependendo da aquaplanagem ou poça de água em que você passar, levente seu pé do acelerador, mas cuidado para não ficar na poça, já que a pressão exercida pela força contrária pode parar seu kart.