Johnscher Racing avalia positiva a estreia no Endurance

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Os pilotos Rodolpho, Chico e Eduardo contaram com o auxílio de Marjorie, cuja participação foi decisiva para que os pit stops acontecessem no tempo previsto.

A 23ª colocação pode parecer pouco, mas foi muito festejada pela Johnscher Racing depois de cinco horas e 273 voltas (281 para os vencedores) completadas no circuito do Kartódromo Raceland na 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Endurance Rental de Kart, disputada no último sábado.

A prova contou com a participação de 30 equipes, algumas provenientes de São Paulo e Santa Catarina, quase todas com larga experiência nesse tipo de competição e, principalmente, mais adaptados aos karts de maior potência (13HP) oriundos da Granja Viana. “Com exceção de duas ou três equipes, incluindo a nossa, os outros times disputam torneios de Endurance por todo o país ou concorrem em campeonatos oficiais”, explicou Eduardo Johnscher, um dos pilotos. “O nível de profissionalismo de alguns chegou a nos surpreender. Já tínhamos a consciência de que brigaríamos para não terminar em último”, completou.

De fato, os tempos dos três pilotos da Johnscher Racing – Eduardo, Chico Johsncher e Rodolpho Bettega – situavam-se invariavelmente entre 1 e 2 segundos acima dos ponteiros, embora nos treinos livres Chico tenha sido um dos mais rápidos, com uma volta em 1min00,47s (a volta mais rápida na corrida foi de 1min00,05s). Durante a prova, entretanto, com tráfego praticamente durante todo o tempo, a melhor volta (obtida por Eduardo) ficou em 1min01,72s).

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Chico Johnscher em perseguição a oponente.

Para reduzir a desvantagem, o trio partiu para uma estratégia de apenas cinco paradas, o número mínimo permitido pelo regulamento, com duas “pernas” de 50 minutos para cada piloto. A largada, no autêntico estilo Le Mans (karts enfileirados de um lado da pista, pilotos do outro), coube a Rodolpho. Para Rodo, a primeira volta, com 30 karts embolados disputando posições, foi alucinante. “Nem sonhava mais em participar de uma prova oficial, muito menos com largada tipo Le Mans, menos ainda comigo largando. Devo esta ao Eduardo e ao Chico Johnscher. Estou com dores musculares nas pernas, braços, barriga, mas feliz, todos cumprimos nosso objetivo, foi o máximo”, disse exultante.

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As posições de largada foram definidas por sorteio. Rodolpho Bettega é o 4º da fila.

A cada pit stop, substituíam-se o piloto e o kart, atendendo ao rodízio de equipamento definido pelo regulamento. Assim, Rodolpho deu lugar a Eduardo e este, a Chico, que, nessa primeira metade de prova, obteve o melhor tempo do time (1min01,92s). Ao parar para a troca, uma infeliz constatação dos fiscais: a falta de uma placa de chumbo (devido ao seu baixo peso, o piloto teve de largar com cinco anilhas de 5kg cada para atingir o limite mínimo de 90kg), que se desprendeu devido à trepidação, o que provocou uma parada extra como punição.

A estratégia, portanto, teria de ser mudada. Rodolpho, que assumia a direção, teria de voltar aos boxes e ceder a vez para Eduardo, que acabaria fazendo o melhor stint da equipe em toda a prova, recuperando diversas posições.

Ao final da prova, apenas 9 segundos separaram a Johnscher Racing do 22º colocado, e cerca de 10s, do 21º. Ironia, para uma prova de cinco horas de duração. Para os três pilotos, porém, isso não fez a menor diferença. Todos consideraram positiva a participação, principalmente pela experiência adquirida. E esperam participar da próxima etapa, que ocorrerá no mês de junho, se os patrocinadores – Grupo Corgraf, Neoo Comunicação, Correta Redações e Enurbel Engenharia – continuarem apoiando.