Mais diversão que frustração

Endurance MatinhosAs chances de um bom resultado no 2º Endurance de Matinhos acabaram para a equipe RNK logo na primeira perna. Apesar da boa largada de Chico Johnscher, que conseguiu partir em 4º depois de correr por cerca de 80 metros ao longo de um trecho da pista – a largada Le Mans teve esse aspecto sui generis –, o piloto não conseguiu manter um ritmo forte e logo caiu para a última posição.

Nitidamente mais lento, Chico antecipou sua parada em cerca de 10 minutos. Tarde demais. Com um pit stop também desastrado, a RNK voltou à pista com Carlos Feijão muitas voltas atrás. Mais tarde, foi identificada a causa do mau desempenho de Chico Johnscher: um rolamento quebrado na roda dianteira direita. “Devíamos ter feito a troca imediatamente”, lamentou o piloto.

A partir daí, iniciou-se uma corrida de recuperação e diversão. Feijão tirou as duas voltas de atraso para o kart da frente, quando uma queda de energia deixou o kartódromo às escuras após 40 minutos de prova e a corrida foi paralisada. Pouco depois da relargada, Feijão já ganhava a posição. Nos stints seguintes, Phellip Carvalho, Feijão e Chico Johnscher andaram no mesmo ritmo dos primeiros, mas recuperar a diferença era impossível, principalmente em função dos pits comprometidos pelo tempo excessivo para fixação dos lastros no kart. Chico Johnscher teve de parar duas vezes para prendê-los, porque se soltavam.

A cerca de 40 minutos do final, a chuva veio forte e mudou o panorama, com bela performance de Phellip e Feijão – Chico não teve a oportunidade de guiar na chuva –, e não fossem algumas rodadas a poucas voltas do fim, mais duas posições poderiam ter sido conquistadas. A três voltas da bandeirada, Feijão ainda teve de parar para trocar de kart devido à quebra do eixo. Mesmo terminando entre os últimos, Feijão estava satisfeito com a experiência. “Foi irado, principalmente ultrapassar numa pista como essa”, declarou ele.

A prova foi vencida pela equipe BRD, de Paranaguá. Louve-se a iniciativa do 34 Kart Indoor, que com poucos recursos e apoio de alguns parceiros locais – Lojas Vem que Tem, Auto Peças Avenida, Uzygaz, Hiperfarma, Guaramar Materiais de Construção, Auto Peças Leal, Auto Peças Santoneli, Adega Litoral, Sandro do Gás, Buffalo Motores e Galo eletricista – organizou com muito brilho uma prova de longa duração no litoral paranaense. Nosso estado carece de mais palcos para a prática do kart amador, e o 34 Kart Indoor – que de indoor só tem as características do traçado – é, sem dúvida, uma opção a ser considerada.