Mais um título na conta de Jack Gonçalves

Mesmo sem vencer no Kart Park, piloto da Box45 é o campeão do 2º turno.

Dois segundos lugares garantiram o título para Jackson Gonçalves.
13/11/ 2021 – da Redação, com fotos de Clayton Medeiros

Jackson Gonçalves conquistou seu quinto título na Copa RNK ao vencer o 2º turno da 10ª edição do campeonato. Ele, que já havia ganhado o 1º turno, agora se apresenta como favorito para conquistar também o título anual na Superfinal do próximo dia 4 de dezembro, em Guaratinguetá-SP.

A rodada dupla que encerrou o turno foi disputada no Kart Park – Kartódromo de São José dos Pinhais – no último sábado (6) e homenageou dois grandes nomes do kartismo e do rali paranaense: Enzo Scaletti e Alceu Colnaghi. Divididos em quatro séries, 58 pilotos participaram do evento, finalizado com um churrasco de confraternização em que foram premiados os melhores do semestre.

GP Alceu Colnaghi

Na primeira bateria, a disputa pela ponta se concentrou entre Roberto Margeon e Guilherme Medeiros, enquanto o estreante Luiz Afonso Hauer e Luiz Felipe Pereira comandavam o segundo pelotão. Numa manobra desastrada, Pereira tirou Hauer da pista e se consolidou em 3º, mas seria penalizado com 10 segundos. A poucas voltas do final, na curva da Sede, Margeon tocou em Medeiros, que rodou. Consciente de uma possível punição, Margeon tirou o pé para devolver a posição, mas o prejuízo de Medeiros havia sido grande e demorou mais de uma volta para voltar à ponta, o que permitiu a aproximação de Pereira. Posição devolvida, Margeon partiu para cima, recuperando a ponta na última volta, na mesma curva da Sede, a poucos metros da bandeirada. O estreante Kristofer Florenzano herdou a 3ª posição com a penalização de Luiz Felipe Pereira, que ainda ficou em 4º lugar. Outro estreante, Clóvis Ruchinski, chegou em 5º.

Cazú venceu pela primeira vez na RNK.

A série C viu a primeira vitória de Júnior Cazu na RNK, com direito ainda à melhor volta do dia, com o “temporal” de 42,197s. A marca valeu a premiação especial da Decora Light ao piloto da Tartarugator’s, que venceu com segurança e pouco foi ameaçado pelos demais. O pódio teve ainda Fábio Júnior, Juliano Cunha, Anderson Rocha e Rafa Bin.

Na série B, Tido Olmedo largou na ponta e liderou boa parte da prova, até ser superado por Everton Tonel, que venceu após um jejum de três anos. Marcelo Tirisco foi o 3º, seguindo sempre de perto os ponteiros, mas sem chegar a ameaçá-los. A melhor disputa da bateria, no entanto, foi pelo 4º lugar e envolveu Otto Jr., Ricardo Perine e Tiago Jordão, este levando a melhor no final. Perine perdeu a chance de fazer seu primeiro pódio, que foi completado por Otto Jr.

Margeon acelera na mão e recebe bandeira preta.

Valendo os pontos mais preciosos para o título, a série A foi cercada de polêmicas – pelo que aconteceu e pelo que não aconteceu, mas deveria ter acontecido. Jackson Gonçalves largou na pole, mas foram Fábio Mathoso e Pablo Margeon que logo abriram caminho e passaram a disputar a liderança. No segundo pelotão, o clima esquentou logo na primeira volta. Quem levou a pior foi Chico Johnscher , arrastado para fora pelo grupo mais afoito e caindo fora da briga. Algumas voltas depois, foi a vez do seu companheiro de equipe Eduardo ser tocado por Felipe Mathias e cair para as últimas posições. Enquanto isso, largando de último, o líder Bruno Tarachuka foi para o autêntico vale-tudo para escalar o pelotão. De todas as manobras “duvidosas”, a única penalizada, contudo, foi de Anderson Vieira em disputa com Emygdio Westphalen. No final, entretanto, a punição foi retirada depois que o piloto da Tartarugator’s recorreu à direção de prova com o testemunho do adversário reconhecendo ter sido lance normal de corrida. A poucas voltas do fim, com o rompimento do cabo do acelerador, Margeon passou a acelerar com a mão e recebeu bandeira preta, sendo obrigado a parar no box para trocar de kart. O incidente lhe custou o título e rendeu muitas reclamações por parte do piloto, que argumentou não estar levando vantagem com o artifício. A direção de prova, entretanto, alegou – acertadamente – que pilotar com apenas uma das mãos colocava em risco tanto o piloto como os demais concorrentes. No final, sem a pressão de Margeon, vitória de Fábio Mathoso, com Jack Gonçalves em 2º e Andrey Lima em 3º. Tarachuka e Vieira completaram o pódio.

GP Enzo Scaletti

Na série D, Régis Montibeller marcou sua primeira pole, mas não conseguiu se manter à frente de Gilmar Coleta, que repetiu a vitória da abertura da temporada também no Kart Park. O melhor da bateria foi a disputa pela 3ª colocação entre Bassám Hajar e Rodrigo Almeida. A inexperiência deste e a cabeça quente daquele, porém, custaram 10 segundos de punição para ambos, que desperdiçaram a chance do melhor resultado na RNK. Quem agradeceu foram Maurino Souza, Marcelo Kogik e Bruno Ortiz, que saíram de São José dos Pinhais com troféus.

Roberto Margeon venceu duas baterias.

A série C proporcionou o maior susto do dia, logo na primeira volta, quando Guto Hass rodou, foi para a grama, voltou para o meio da pista de ré e foi violentamente atingido por João Pedro Feiler e Rodo Bettega. Com os karts avariados, ambos abandonaram, mas felizmente ilesos. Roberto Margeon venceu com folga e Guilherme Medeiros foi o 2º depois de largar em último e escalar todo o pelotão. Numa bateria sem mais emoção, o pódio foi concluído por Karina Cardozo, Luiz Felipe Pereira e Nito Ramirez.

Rebaixado, Pablo Margeon não teve dificuldades para vencer de ponta a ponta a série B. Acompanhando sempre de perto o ponteiro, mas sem ameaçá-lo efetivamente, Fabinho Júnior foi o 2º. Em 3º e 4º, Cazu e Eduardo Johnscher terminaram como largaram. No pelotão intermediário, sim, a briga pelo 5º lugar, entre Anderson Pereira, António Keps, Juliano Cunha, André Maschio e Adriano Goulart empolgou. Adriano acabou no pódio.

Na série A, novamente ânimos exaltados e disputas pra lá de ariscas. Novamente Jackson Gonçalves largou na pole, abrindo vantagem enquanto Marcelo Tirisco, em 2º, se defendia de Andrey Lima e Felipe Mathias até ser superado por ambos. Fábio Mathoso é quem foi, desta vez, o pomo da discórdia. Largando no meio do grid, escalou o pelotão e, depois de forçar a ultrapassagem sobre Tirisco e Mathias – ambos reclamaram bastante da manobra –, encostou nos ponteiros, travando com Jack e Andrey uma bela briga até assumir a liderança, que acabaria perdendo na última curva. Vitória para Andrey, com Jack em 2º. Mathias e Tirisco completaram o pódio.

Campeonato

João Cardozo representou a Box45 na premiação.

Com 121 pontos já descontado o descarte do pior resultado, Jackson Gonçalves obteve o título do 2º turno. Pablo Margeon foi o vice-campeão, com 114 pontos, e Andrey Lima o 3º, com 112. Bruno Tarachuka terminou em 4º com 111 pontos, mesma pontuação do 5º, Fábio Mathoso, dando-se o desempate por uma pole. Completaram o top 10, garantindo vaga na Superfinal, Anderson Vieira (105), Eugênio Westphalen (98), Eduardo Johnscher (97), Everton Tonel e Felipe Mathias (ambos com 96 pontos).

Entre as equipes, o título ficou com a  Box45, de Jackson Gonçalves, Fábio Mathoso e Karina Cardozo, com 227 pontos. A Tartarugators 1, de Anderson Vieira, António Keps e Júnior Cazu foi a vice-campeã com 213 e a Johnscher Racing, de Eduardo, Chico e Marjorie Johnscher, a terceira colocada com 186.

Mais oito pilotos se classificaram para a Superfinal pela soma dos dois turnos: Adriano Goulart, Tido Olmedo, Chico Johnscher, Júnior Cazu, Tiago Jordão, António Keps, Alex Júnior Motta e Mir Dall’Agnol. Além deles, Fábio Júnior, Diego Fernandes, Marcos Martins, Marcelo Tirisco, Emygdio Westphalen e André Maschio já tinham garantido a vaga no 1º turno.

A Superfinal ocorrerá dia 4 de dezembro no 34 Kartódromo Guaratinguetá. A Copa RNK conta com o apoio dos parceiros Candy Shop, Correta Redações, Canal RafaBin, Dalba Engenharia, Jeovanne Motors e Acrílico Shalon.

Última volta

A poucos dias de trazer ao mundo mais um pilotinho para o clã Cardozo, Claudinha foi dispensada do trabalho nos bastidores da RNK, mas acompanhou todo o desenrolar das provas e vibrou muito com a conquista do título pelo marido. Voltaram à ativa na organização, com a disposição costumeira, Soraya Kirschen e Karol Martins.

A premiação aos melhores do 2º turno foi realizada logo após o encerramento da rodada, durante churrasco nas dependências do Kart Park, capitaneado pelo ex-errenekazeiro Heitor Preto. Os comandantes do Kart Park, Gilberto Camargo e Dayane Figueiró, se desdobraram na lanchonete para bem atender os errenekazeiros.

Do alto da torre de cronometragem, Bruno Rocha deixou de lado sua calma habitual. Visivelmente preocupado em garantir a qualidade do evento, esbravejou e não foi pouco passando orientações e ordens para o staff de pista.

Um dos momento de maior tensão foi no acidente que envolveu Guto Hass, João Pedro Feiler e Rodo Bettega. Primeiro, com a integridade dos pilotos. Depois com o estado dos karts, que foram para a oficina, deixando o box sem kart reserva.

O maior prejudicado com o acidente acabou sendo Alex Júnior Motta. Proibido de acelerar com a mão quando rompeu o cabo do acelerador, foi chamado ao box e obrigado a abandonar.

Antes do fechamento desta edição, Adriano Goulart, Felipe Mathias, Júnior Cazu e Anderson Vieira anunciaram sua ausência na Superfinal. As vagas serão preenchidas pelos pilotos seguintes na soma dos dois turnos, Otto Jr., Bassám Hajar, Anderson Sgorlon e Guto Hass.

Na liderança em busca do Prêmio Maneco Combacau, destinado ao piloto que mais avança em relação à sua posição de largada, somadas todas as etapas da temporada, Felipe Mathias agora conta com a companhia de Fábio Mathoso, ambos com 26 posições ganhas. Como Mathias não correrá na Superfinal, Mathoso é o mais cotado. Na sequência estão Mayckon Eckstein (à espera de uma desistência para ir a Guaratinguetá) com 21, Andrey Lima e João Chevalier (este também fora da final) com 20, André Maschio, com 19, e Eduardo Johnscher, com 18.

O 34 Kart Guaratinguetá, que sediará a Superfinal, é novidade do calendário e inédito na Copa RNK. Localizado no Vale do Paraíba, norte do litoral paulista, o kartódromo municipal é administrado pela família Morselli, que até dois anos atrás era proprietária do 34 Kart Indoor, em Matinhos. A expectativa é de uma pista altamente técnica e de karts (15hp) muito bem equalizados.