
O RNK Endurance Team finalmente colheu, na 3ª etapa do CEKP, realizada no Kart Park no último dia 26 de outubro, os frutos de tudo que semeou nos últimos meses: a tão sonhada primeira vitória em sua longa existência. A conquista é resultado de um extenso trabalho de preparação desde que a equipe conta com o apoio do Proesporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Paraná, com aporte financeiro oriundo do ICMS devido pelas empresas incentivadoras do projeto: Tintas Verginia, Móveis Luciane, Ligga Telecom, Faccin Logística e Supermercados Santa Helena.
A prova – no formato endurance com 6 horas de duração – foi marcada por um clima instável e momentos de chuva que mudaram as condições de pista ao longo da competição. E foi nesse cenário que o time da RNK brilhou, realizando as paradas obrigatórias para troca de karts e pilotos nos períodos mais críticos e de forma precisa, aliando um desempenho regular e competitivo em pista a uma estratégia de box perfeita e bem executada, sobressaindo também o trabalho dos cronometristas Rodrigo Cruz e Vitinho Savulski, e do “olheiro” Thiago Vasconcellos.
O início, entretanto, nem parecia promissor. O kart mais bem posicionado no grid, largando em 3º com Fábio Mathoso, não acompanhou o ritmo dos líderes no primeiro stint e, na primeira parada, tinha quase uma volta de desvantagem. Quando a chuva começou, porém, o panorama mudou completamente. Com a pista mais lenta e os tempos oscilando em torno de 10 segundos acima do normal, a chefe de equipe Marjorie Johnscher optou por tirar o kart 96 da pista e efetuar três das seis paradas obrigatórias nesse período. No terço final da prova, com a pista seca e mais rápida, a maioria dos adversários ainda tinha mais paradas a efetuar. O “pulo do gato” fez com que o RNK Endurance Team não somente surgisse na dianteira, mas com uma volta e meia de vantagem sobre o segundo colocado. No último stint, bastou manter o ritmo e continuar andando forte para administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada uma volta e mais 20 segundos à frente da 2ª colocada, a equipe Top Gun. Aguatop Kart Competições, Kartcam Jotap Veículos, Turbo Snail Racing e Tecnocoat Racing – esta, a melhor entre os karts únicos – completaram o pódio.
O kart vencedor foi conduzido por Mathoso e Diego Bettega. Adotando estratégia diferente e enfrentando dificuldades em alguns stints, o kart 98 – Anderson Sgorlon, Eduardo e Chico Johnscher – terminou em 15º, mas obteve pontos importantes para levar a RNK Endurance à segunda maior pontuação na soma entre as equipes na etapa e reduzir a diferença para os adversários no difícil campeonato de rental kart, cuja decisão será no dia 30 de novembro no endurance de 8 horas.