“Se voltar a chover em Curitiba e eu parar de fazer merda, acho que sim”, diz Eduardo Johnscher sobre as suas chances de título

Eduardo Johnscher durante o briefing no Endurance.

Eduardo Johnscher durante o briefing no Endurance.

O site da RNK entrevista o atual campeão da categoria, Eduardo Johnscher. Além de piloto, ele é um dos organizadores e idealizadores do campeonato e falou sobre corridas, rivalidade e, é claro, a organização e rumos da categoria. Confira:

Como avalia o seu desempenho até agora nesta temporada?
Até agora tem sido um desempenho pífio. Cometi erros bobos nas últimas duas etapas e um desses erros me custou a vitória. Não bastasse isso, ainda tenho tido muito azar no Raceland… Não chove mais!

Acha que esta temporada será a mais disputada de todas?
Desde o ano passado a RNK vem ficando muito mais disputada. Hoje temos pelo menos 6 ou 7 pilotos capazes de andar no limite do que o kart e pista permitem. Isso faz com que as corridas se decidam numa escorregada. Meio segundo já não é tão fácil de tirar assim…

Todos os pilotos têm reclamado da disparidade nos desempenhos dos karts. O que acha disso?
Bom, acho que as pessoas reclamam até de mulher apertada demais se tiver alguém dando ouvidos para elas. Kart ruim atrapalha? Claro! É frustrante pagar a taxa de pista e ter que correr com uma jabiraca? Óbvio que é! Nenhum piloto fica feliz em entrar numa corrida e saber que vai brigar pelo 10º lugar, né? A verdade é que na F1 tem menos gente ainda com chance de vitórias por ter equipamento competitivo…. O que tem que acontecer é “fazer o serviço” quando tiver a sorte de ter um equipamento que proporcione vitória.

Quem é o seu maior rival na RNK?
Chico, Andrey e Eduardo Bettega, nesta ordem. São três pilotos muito bons. Meu pai é muito rápido e preciso, erra muito pouco. O Andrey entende o kart e a pista com uma rapidez impressionante e faz voltas quase sempre iguais. O Du é muito consistente e tem um estilo de pilotagem muito parecido com o meu. Enfim, são três pilotos muito difíceis de serem batidos.

Há espaço para a camaradagem na Copa RNK?
O dia que não houver mais espaço, acaba a categoria.

Acha que será campeão novamente este ano?
Se voltar a chover em Curitiba e eu parar de fazer merda, acho que sim.

Comenta-se que no ano passado você só foi campeão por causa dos pontos bônus e que se fosse outro regulamento o título não seria seu. O que acha?
Se minha mãe fosse homem, eu tinha dois pais…. Não tem o que falar sobre isso. O regulamento é posto antes do campeonato começar para que todos possam entendê-lo e segui-lo. As estratégias durante o ano, especialmente nas corridas finais, foram traçadas por causa do regulamento da época. Enfim, o que havia naquela época era aquilo e por isso foi daquela forma.

Muitos pilotos se colocaram contrários as mudanças de regulamento da RNK. Como organizador, o que acha disso?
A maioria das críticas é bem-vinda e está sendo ouvida. Em duas ocasiões tomamos a atitude de largar a prova (Penha e Marumbi) e nas duas o resultado foi ruim. Assim como definir um regulamento em assembleia também é ruim. Em assembleia se votam propostas e ponto final, nada de discutir coisa séria em churrasco com todo mundo bêbado! Precisamos organizar melhor estas demandas dos pilotos para evoluir a categoria, senão vira uma zona… Com essas coisas a gente vai aprendendo e vai fazendo um campeonato muito mais forte.

Se pudesse mudar o regulamento ou concepção da Copa RNK, o que faria?
Eu gostaria de, daqui em diante, mudar pouco o regulamento da RNK. Bem ou mal, hoje temos uma categoria com 4 anos de história e, na esmagadora maioria das vezes, grids cheios. Vejo dois pontos que precisam ser trabalhados mas parecem estar longe do radar dos participantes: reduzir custos e manter o grid cheio na segunda metade do ano.

Como avalia as chances da sua equipe no campeonato deste ano?
Seremos campeões. A gente leu o regulamento e entendeu que era fundamental largar com todos os pilotos em todas as corridas para que isso acontecesse.

Qual a pista que mais gosta de correr?
A do Beto Carrero é a mais técnica e seletiva do calendário e, por isso, a minha preferida. Joinville é a segunda, não muito atrás, com uma pista muito técnica também, mas com uma estrutura muito melhor e karts muito mais equilibrados.

Quem são seus ídolos na Fórmula 1? O que você procura copiar deles?
O único ídolo é o Ayrton Senna, que dispensa qualquer justificativa. Metódico, perfeccionista e inquieto. Admiro muito o talento do Schumacher também. Rápido e soube engajar os melhores para junto dele. Dos pilotos atuais gosto muito do Raikkonen pelas bebedeiras e o jeitão “foda-se esta merda”, além de ter sido piloto de rally, e do Alonso, que é o melhor de todos que estão aí, e sempre sabe tirar o melhor do equipamento, mesmo que seja muito pior.