Temporada de rental kart começa com recorde de pilotos

Abertura da 12ª Copa RNK teve 77 pilotos na pista do Kartódromo Internacional Beto Carrero.

Com uma vitória, um P2 e duas voltas rápidas, Leandro Schillo saiu do Beto Carrero como líder do campeonato.
07/03/2023 – da Redação com fotos de Clayton Medeiros

Realizada extraordinariamente num domingo (26/02) devido ao calendário de eventos do Kartódromo Internacional Beto Carrero, a abertura da 12ª Copa RNK surpreendeu pela adesão dos 77 pilotos que foram para a pista, divididos em três séries. As seis baterias tiveram seis vencedores diferentes, dois deles estreantes na RNK: Germano Pedroso e Luiz Paulo Neuwald. Os outros vitoriosos foram José Lellis, Junior Cazu, Leandro Schillo e Luizinho Brambila.

A rodada dupla iniciou sob um calor infernal e terminou debaixo de forte chuva. As seis baterias do dia tiveram em comum duelos permanentes pela ponta e todas as vitórias tiveram margem inferior a um segundo.

14º GP Beto Carrero

Na última passagem pela Bacia, Germano Pedroso prepara a ultrapassagem sobre Leandro Schillo. Manobra se concretizaria na bandeirada para lhe dar a vitória na bateria C1.

Contando com 21 estreantes na RNK, alguns com larga experiência no kartismo e presença constante nos endurances da RA Racing, a série C teve Germano Pedroso (KartCam) e Leandro Schillo (Alligator’s) saindo na primeira fila. Enquanto Pedroso pulou na frente, Schillo perdeu posições na largada para Éder Perboni (Alfa), Hector Marin (Alfa) e Bruno Rocha, caindo para 5º. Com um conjunto, no entanto, visivelmente mais acertado, Schillo logo recuperou a 2ª posição e, na quarta volta, assumia a ponta.

A partir daí, Pedroso passou a empurrar o ponteiro, ambos abriram boa vantagem e o ataque só aconteceu quando subiu a placa de uma volta para o final. Schillo conseguiu se defender da reta oposta até a parabólica, quando Pedroso finalmente conseguiu a ultrapassagem na curva da vitória, vencendo o oponente por margem de 4 centésimos de segundo. Ambos foram quase iguais também na melhor volta: 1:07.155 para Schillo e 1:07.156 para Pedroso. Marin, Perboni e Bruno Rocha completaram o pódio.

Igual à anterior, só que por fora: Lellis prepara a ultrapassagem na Bacia para completá-la na linha de chegada.

A série B foi praticamente um remake da bateria anterior. Assim como o pai, Matheus Schillo foi ultrapassado na última curva por José Lellis, que venceu por 52 centésimos de segundo. Largando da segunda fila, Schillinho partiu com mais ação e ultrapassou Lellis na Firewhip para assumir a liderança. Depois de algumas trocas de posição, ambos passaram a se empurrar, abriram vantagem na ponta e deixaram para definir a corrida nas últimas voltas, enquanto Anderson Vieira, Juliano Cunha, Tadeu Feraso e Rafa Bin brigavam no segundo pelotão. Com mais de 20 quilos de sobrepeso, Rafa Bin não conseguiu acompanhar o ritmo e se firmou na 6ª colocação.

Na última volta, Lellis começou a costurar a vitória na Bacia para finalizar a ultrapassagem na saída da Parabólica e vencer de forma espetacular. Feraso, Cunha e Vieira completaram o Top 5.

Tartarugator’s dominaram a série A.

A série A teve dois Tartarugator’s na primeira fila, Lucas Monteiro e Junior Cazu, que pularam na frente seguidos de Fábio Mathoso. A melhor largada, contudo foi a de Luis Roberto, que pulou de P9 para P4 antes ainda de entrar no miolo e, ao abrir a segunda volta, já aparecia em 3º. Largando apenas da 7ª fila, Luizinho Brambila fez ótima corrida de recuperação e depois de cinco voltas já assumia a 3ª posição. Se na frente Cazu não atacava Monteiro, no 2º pelotão Mathoso, Luizinho e Luis Roberto alternaram posições a cada volta.

A três voltas da bandeirada, no entanto, Cazu fez a ultrapassagem e ambos passaram a uma disputa franca pela vitória, com diversas inversões de posição nas voltas finais. A quadriculada baixou primeiro para Cazu, em mais uma chegada imprevisível e emocionante. Brambila foi o 3º, com Luis Roberto e Mathoso logo atrás completando o pódio.

15º GP Beto Carrero

Alinhamento perfeito e largada sem incidentes na segunda bateria da série C.

Marcelo Tirisco, pole, e Luiz Paulo Neuwald largaram na primeira fila na série C, agora no traçado invertido, e tomaram a frente. Assim como nas baterias anteriores, os dois ponteiros iniciaram se ajudando, Neuwald à frente, e abriraram vantagem para o segundo pelotão, inicialmente puxado por Duddu Possebom e César Japs. Não demorou muito para Gilmar Coleta, Renee Faletti e Andre Maschio também entrarem na briga, o que permitiu ao Japs desgarrar e se aproximar dos líderes. Ao tentar a ultrapassagem sobre Tirisco na Firewhip, todavia, Japs acabou rodando e perdendo várias posições. Faletti acabou se firmando em 3º, com Maschio em 4º e Coleta em 5º.

Faltando três voltas, depois de uma recuperação incessante que lhe rendeu inclusive a melhor volta da bateria, Japs se aproximou do pelotão que disputava a 6ª posição, mas, ao tentar o bote sobre Sérgio Lobo no cotovelo, tocou o adversário e acabou penalizado em 10 segundos. Na volta seguinte, no mesmo ponto, Murilo Pereira, então 7º colocado, foi atingido violentamente pelo retardatário Marco Pitta quando este rodou. Neuwald teve tranquilidade para se defender de Tirisco no final e nada mais mudou entre os cinco primeiros.

Confusão na primeira volta da bateria B2.

A série B teve Lucas Silveira e Leandro Schillo na primeira fila do grid mas, largando por dentro, foi Mario Ulandowski que pulou para 2º. Logo na primeira passagem pelo cotovelo, Éder Perboni, que vinha em 4º, rodou sozinho e provocou um “big one”. Quem mais tirou proveito da situação foi Chico Johnscher, que largara na sétima fila e fechou a primeira volta em 6º, atrás de Guilherme Medeiros e Emygdio Westphalen. Na abertura da segunda volta, Schillo já recuperava a 2ª posição e na quarta assumia a liderança. A partir daí, como nas outras baterias, os dois ponteiros passaram a correr em dupla abrindo grande vantagem para os demais. Enquanto Ulandowski corria sozinho em 3º, Chico, Medeiros e Emygdio alternavam no 4º lugar e, também se empurrando, começaram a se aproximar do 3º.

A três voltas do final, a chuva que já ameaçava havia algum tempo começou a cair, primeiro em alguns pontos da pista, dificultando o entendimento do traçado para a maioria dos pilotos. Na bacia, Schillo fez traçado de chuva e acabou sofrendo a ultrapassagem de Silveira, que ainda arriscou por dentro na parte emborrachada. O mesmo aconteceu com Chico, a essa altura em 5º, que acabou perdendo posições para Emygdio, Germano Pedroso e Antônio Honesko. Na penúltima volta, contudo, Schillo deu o troco e recuperou a ponta para não mais perder. Silveira preferiu não arriscar e garantir a 2ª posição. No segundo pelotão, oito karts embolados desceram pela última vez a reta oposta para dividir a curva da vitória. Ulandowski e Medeiros passaram limpos para terminar em 3º e 4º. Pedroso escapou pela grama, pera chegar em 5º, enquanto Chico acabou sofrendo o maior prejuízo ao levar um toque na traseira e rodar.

Chuva foi obstáculo na segunda bateria da série A.

Sem que a chuva desse trégua, a série A foi à pista para a última bateria do dia. E foi muita água. Se a chuva que chegou no final da série B fez os tempos subirem de 1.07 para 1.15, agora os karts viravam acima de 1.30. Matheus Schillo fez a pole, mas Luizinho Brambila, ao seu lado na primeira fila largando por fora, ficou com o melhor traçado e pulou na frente. Um toque entre ambos ainda na primeira volta, porém, fez o kart de Luizinho rodar e cair para a 8ª posição. Eduardo Johnscher, depois de ótima largada, rodou duas vezes e também caiu lá pra trás, assim como Lucas Monteiro, que ocupava o 2º lugar, enquanto Fábio Mathoso, largando de P3, sofria com o seu kart, que teimava em apagar.

Em recuperação espetacular, Luizinho tirava cerca de um segundo por volta do líder, alcançando-o a três voltas do fim. Schillinho, possivelmente preocupado em ser penalizado pelo incidente no início, abriu caminho para que Brambila passasse. Ambos terminaram mais de 20 segundos à frente do 3º, José Lellis, e do 4º, Eduardo Almeida, que fizeram corridas seguras e sem correr riscos. Lucas Monteiro foi o 5º, defendendo-se bem do ataque de Eduardo Johnscher nas últimas voltas.

Campeonato

Três pilotos despontam na liderança do 1º turno com 50 pontos. Respeitados os critérios de desempate, Leandro Schillo é o 1º, Luiz Brambila o 2º e Matheus Schillo o 3º. José Lellis é o 4º com 49 pontos, seguido de Germano Pedroso (46), Lucas Monteiro (46), Cazu (42), Lucas Silveira (39), Tadeu Feraso (39) e, fechando o top 10, Eduardo Almeida com 38.

Entre as equipes, a Alligator’s Arm lidera com 100 pontos, seguida pela Tartarugator’s L8 Energy (92), Tartarugator’s Fiel Papéis (85), Kartcam 1 (73) e, completando as cinco melhores, Alfa Racing Team 3 (70).


Última volta

Pilotos aguardam no pit lane o momento de ir para a pista.

O sol escaldante, principalmente nas primeiras baterias do dia, foi um dos maiores inimigos dos pilotos, e muitos procuravam restabelecimento no ar condicionado da sala de briefing. Os mais afetados foram Rafael Vianna, Riti Garbelini e Amauri Maurutto. Amauri abandonou após 8 voltas na primeira prova e nem largou na segunda; Vianna abandonou depois de três voltas na primeira e terminou a duras penas a segunda; e o Riti só completou 4 voltas em cada uma. 

Dentre os 21 estreantes na Copa RNK, um não escapava ao olhar atento do pai. Aos 13 anos, Henrique Maximiano se tornou o piloto mais jovem na história do campeonato. Em sua primeira corrida, o garoto não fez feio, terminando em 16º lugar entre 26 participantes.

Do outro lado da linha do tempo, o GP Beto Carrero também teve o recorde de idosos, nada menos que oito pilotos que já superaram a casa dos 60. Destaque para o José Lellis, que com seus recém-completados 66 anos, ainda esbanja talento e vigor.

Seu Lellis, aliás, protagonizou uma das disputas mais emocionantes do dia, vencendo o duelo de gerações contra Matheus Schillo, de 17 anos, na última curva.

O GP Beto Carrero marcou o retorno de dois pilotos há muito tempo ausentes da RNK: Taís Alves e Renee Faletti. Este, depois de algumas participações avulsas em 2016 e 2018, brilhou com um 3º lugar na segunda bateria, enquanto aquela enfrentou dificuldades para se adaptar ao kart na 1ª bateria, abandonando após 6 voltas.

Oito penalizações foram aplicadas durante a rodada. Três dos punidos entraram com recurso e dois destes foram deferidos pelo Conselho, revertendo a pena. Clessius Cavassin, após análise do vídeo on-board do piloto, foi “inocentado” em disputa com Tiago Jordão, enquanto Eduardo Almeida, depois de ser desclassificado após a prova por ter terminado com o escapamento solto, recuperou sua posição. Neste caso, o entendimento do Conselho foi o de que a punição só seria cabível se o piloto tivesse sido chamado ao box pela Direção de Prova e desobedecesse a sinalização. Foi mantida a penalização de Cesar Japs em disputa que provocou a rodada de Sérgio Lobo.

A largada lançada em vigor desde a temporada anterior ainda precisa de aprimoramento, tanto por parte dos pilotos quanto dos fiscais. Em duas baterias (C1 e B2) um buraco se abriu no pelotão e a largada não deveria ter sido autorizada. Alguns pilotos, por sua vez, precisam prestar mais atenção às orientações do briefing e respeitar as canaletas de formação do grid. Marcelo Saito, por exemplo, foi penalizado em 10 segundos por queima de largada ao mudar de linha antes do cone demarcatório da largada.

Além da dificuldade natural proporcionada pelas condições de pista, a forte chuva durante a última bateria também representou um desafio aos pilotos para manter os karts funcionando. Quatro abandonaram: Guto Hass nem sequer completou a primeira volta, Juliano Cunha e Rafa Bin completaram uma e Anderson Vieira abandonou na metade. Além deles, Everton Tonel e Fábio Mathoso literalmente afogaram o motor diversas vezes.  

Além dos habituais parceiros da Copa RNK – Candy Shop, Correta Redações, Azulprime, Acrílico Shalon e Canal RafaBin –, o GP Beto Carrero contou com o apoio da Rallyzeta, IRG Pesquisa, Casa do Construtor e MB Racing, que viabilizaram a transmissão ao vivo no YouTube, e da Forza Sports, que forneceu os novos windbanners promocionais.

A transmissão da prova foi realizada em parceria com o canal Kart TV, leia-se Rafael Demmer e Alan Aguiar.